Viaduto do Chá - São Paulo - 1930

BBBF é uma coletânea de contos do escritor brasileiro António de Alcântara Machado, publicada pela primeira vez em 1927, em pleno modernismo da primeira fase. A originalidade própria do livro está na aguda observação cotidiana, dos pequenos fatos, minúcias, trivialidades e gestos, do dia e da hora que passa. O seu método experimental a que não escapa o menor traço psicológico é realmente fora do comum.

Capa do livro Brás, Bexigas e Barra Funda

O Viaduto do Chá foi o primeiro viaduto a ser construído na cidade de São Paulo. Por ser uma região de intenso trânsito de pessoas, o Viaduto do Chá costuma servir de plano de fundo para muitas entrevistas e enquetes de programas de televisão. O Viaduto do Chá é um dos cartões postais mais importantes da cidade de SP.

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Apresentação

A obra Brás, Bexiga e Barra Funda de Alcântaro Machado, como ela mesmo se diz, não é um livro. Trata-se de um conjunto de notícias que, se analisadas como um todo, descrevem a realidade dos principais povos que constituem o Brasil, ou seja, a vida das massas etnicamente miscigenadas no contexto brasileiro. Nada descreve melhor que o trecho retirado da própria obra:

“Brás, Bexiga e Barra Funda, como membro da livre imprensa que é, tenta fixar tão somente alguns aspectos da vida trabalhadeira, íntima e quotidiana desses novos mestiços nacionais e nacionalistas. É um jornal. Mais nada. Notícia. Só. Não tem partido nem ideal. Não comenta. Não discute. Não aprofunda.”